terça-feira, 14 de junho de 2011

Lista de presentes vinculada à confirmação de convidados

Neste tópico, temos duas coisas distintas que acabarão se convergindo. Da lista de convidados, nós já tratamos no post anterior, certo? Pois bem. Se você já enviou o que cada convidado deverá trazer via convite, você pode pular essa parte: neste caso, a confirmação da presença é uma questão mais informativa, de caráter organizacional – para saber quanta comida, bebida e estrutura oferecer  – do que necessária. ode pular esta parte e ir direto para a decoração e a organização da comida! O que vou sugerir aqui é uma forma de tornar toda a coisa dos presentes mais democrática... você lança a lista e cada convidado escolhe o que quer dar. Honestamente, na minha opinião, acho mais bacana fazer desta forma. Assim, cada um dá o tanto e o que se sente confortável para dar.

Desta forma, depois de feitas a lista de presentes e a entrega dos convites, a próxima etapa deverá ser desempenhada pela sua ajudante – mãe, avó, tia, irmã, cunhada, amiga ou afins. Por mais que você não vá adivinhar o que tem dentro do pacote, e que na hora de abrir os pacotes você vai ver o que tem dentro, as pessoas não se sentem à vontade de dizer diretamente a você que vão dar um shampoo e um sabonete ou uma montanha de 350 fraldas descartáveis. Talvez tenham medo do julgamento (será que estou dando pouco ou o que ela vai achar?). Portanto, falar para uma terceira pessoa deixa sua convidada mais confortável, mesmo se tiver possibilidade de dar apenas uma latinha de lenço umedecido. E esta pessoa, além de ficar responsável pela organização da lista de presentes, também fará a listinha das confirmações – e entrará em contato com aquelas que não deram retorno para averiguar. E você, mamãe, desta forma, evitará tarefas extras e eventuais “rolos de meio de campo” – vai chegar prontinho para você e quem fizer as vezes de anfitrião vai estar feliz em ajudar.

Existem algumas formas de fazer a lista de presentes chegar às convidadas. A primeira delas seria colocar no convite o telefone da sua ajudante para que ela passe a lista e sua convidada escolha. Presente escolhido, vai sendo riscado da lista. Por e-mail já fica mais prático, mas por incrível que pareça, tem muita gente ainda que não tem e-mail ou não sabe mexer no computador. Portanto... o bacana é já ir logo colocando as duas opções no convite: telefone e e-mail da ajudante. Ou, se preferir, um e-mail criado especialmente para o evento... e a ajudante tendo total acesso a ele, como veremos a seguir.

A forma mais descolada de expor a sua lista de presentes, na minha opinião, é a criação de um blog. Ali você pode colocar apenas a lista ou já “chutar o pau da barraca” e atualizar com frequência com novidades sobre o bebê e o contexto com o qual ele está chegando – o que obviamente é bem mais legal! Fica fácil porque cada um pode acessar na hora que lembra, na hora que pode, na hora que bem entender, sem ter que ficar dependendo do retorno de ninguém, visualiza a lista completa, escolhe o que quer dar e somente informa a ajudante da mamãe. Esta, por sua vez, já tira da lista que está on line os itens escolhidos e as demais pessoas escolherão já da lista atualizada. O bacana do blog é que ele pode ser público (para todo mundo na net) ou  disponível somente para queles que você enviar o convite. Escolhendo esta opção, adicionaria, no convite, além do telefone e do e-mail, o blog da mamãe. Destaco que um telefone deve ir, pois sempre tem aquelas tias que não têm acesso à internet ou não sabem mexer no computador.

Ok, escrito isso... você aí fica morrendo de medo de adentrar neste mundo novo: o blog. Pois bem, de forma bem simplificada vou explicando a você um passo-a-passo do que você precisa para colocar ele no ar. E você vai ver que não é, nem de longe, um bicho de sete cabeças. Estou sugerindo aqui o BLOGSPOT, que é facinho de lidar. Você vai achar gostoso! Existem outros N serviços iguais ao Blogspot na internet, você escolhe o que está mais familiarizada.

Para o Blogger, em primeiro lugar, precisa ter um e-mail do Gmail. Sugeriria que você criasse um e-mail especial para o evento ou já criasse um com o nome do seu filho (e para lá, mandaria todas as fotos e informações mais bacanas sobre gestação e primeiros anos dele, conforme a sugestão já postada no TuttiBlog (além de usar como e-mail administrativo para o Chá), assim, quando ele estivesse na idade, poderia acessar e ver quanta coisa bacana aconteceu até aqui...

Vá para www.gmail.com; embaixo, à direita, tem um retângulo escrito CRIAR CONTA. Clique lá, preencha os dados, escolha o nome do e-mail, a senha, digite o código de segurança (eles vão pedir o seu número de celular, coloque o DDD e depois o número. Ao dar OK, seu telefone receberá uma mensagem com o código de verificação que você digitará ali para finalizar o cadastro. Se colocar um telefone fixo, o telefone tocará logo em seguida e o código será falado a você. Anote, adicione, clique OK e pronto! Seu filhote já tem um Gmail! Olha que chique!

Agora vá ao site www.blogspot.com; digite seu usuário Google e sua senha (recém criados) e escolha um nome para que aparecerá na tela do seu blog, como título e aceite os termos. Clique em Continuar! Clique em criar blog. Escolha um título para seu blog – algo do tipo blogdofulaninho ou beltrananainternet ou ciclaninhoestaaqui... O que sua criatividade mandar! Digite as letras de segurança... clique em Continuar... Já pode fazer seu primeiro post! Mas primeiro clique em DESIGN, depois em Designer de modelo... e escolha a cara do seu blog. Divirta-se nesta fase! Pronto? Clique em aplicar no Blog e depois voltar para o Blog. Pronto!

Clique em postagens, vai abrir a tela para você começar a blogar... Agora coloque ali uma breve apresentação, a lista do chá de bebê, uma imagem bonita do seu ultrassom, sua ou mesmo de uma imagem pesquisada na internet... e voilá! Você já está na rede!

Para utilizá-lo é facílimo. Com poucas fuçadas, você já vai ser expert! Bom divertimento!
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Voltando à lista de convidados X lista de presentes, depois de blog criado e de lista postada... sua ajudante receberá das convidadas a confirmação de presença e junto a listinha do que elas lhe darão de presente. Recebendo um retorno, ela já entra on line na lista e tira o item. As demais que vão acessando, já poderão ver a lista atualizada. Conforme já mencionado acima, o melhor é que sua convidada pode fazer isso a hora que quiser, sem ter que esperar um retorno ou um e-mail com a lista. Facilita pra todo mundo, além de ser bacanésimo!
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Sobre o que pedir de presente, falamos bastante sobre isso no tópico LISTA DE PRESENTES. Uma sugestão extra é que você pode tranquilamente pedir para pessoas próximas que, ao invés de lhe darem presentes, lhe ajudem com itens da organização do chá - desde pratos quentes ou sobremesas para serem servidos até ajuda financeira para a compra do bolo ou decoração. Não fica feio e, conforme já mencionado, essas pessoas ficaram imensamente felizes em ajudar na comemoração da chegada do seu bebê!

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