sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lista de convidados + Local da festa

Na sua lista de convidados em si não vou intervir. Porque cada caso é um caso... Bacana é ter a sua volta as pessoas que você gosta e que gostam de você. Se você olhar em volta no dia do Chá, vai ver como você e seu bebê são amados e como tem gente que está aí para vocês, sempre que precisarem! **mas eu poderia lhe dar umas dicas que os anos de organização de eventos me credenciam a deixar...

- Faça uma primeira lista sem filtros. Sem pensar em quantidade ou se vai ter gente demais no Chá ou se o local escolhido não comportará.
- Agora faça uma lista extra das "segundas opções"... aquelas pessoas que, a priori, você não convidaria... mas se convida fulana, beltrana também deve ser convidada... ou a mulher do chefe, ou aquela amiga da amiga que você gosta muito mas não tem muito contato.

De posse dessas duas listas, o terceiro passo é fazer a lista oficial. Nesta dança, provavelmente algumas pessoas da primeira lista vão acabar na segunda e vice-e-versa... E lembre-se que, por mais que você tenha certeza absoluta de que todo mundo vai estar presente na sua festa, via de regra... a média é de 25% de abstenção. Ou seja... para ter 25 pessoas presentes, você pode tranquilamente convidar de 30 a 35 pessoas, que no final, terá as 25 que esperava de início. Senão corre o risco de ter 10, 15 pessoas apenas e a festa fica xoxa! E outra... pense sempre que o investimento que você vai fazer para 25 ou 40 pessoas é praticamente o mesmo. Portanto... não deixe de fora pessoas que gostaria de convidar somente por questões de orçamento. Depois bate o arrependimento e é tarde. E vá convidando... Vendo que existe a possibilidade de encaixar, vá escolhendo também algumas pessoas da segunda lista e, desta forma, equilibrando o número de convidados. Fica bem mais tranquilo e organizado assim.

Com a lista de convidados pronta... é hora de decidir o local. O que você deve levar em consideração, especialmente:

- Existe espaço físico para todos os convidados?
- É um local em que você se sente à vontade - ou à vontade para receber amigos?
- É bem arejado, ventilado? Um ar-condicionadozinho num verão de 42 graus faz uma baita diferença! Janelões também! Pensou todo mundo passando mal por causa do calor ou sentindo-se sem ar? Ou ao contrário? Imagina uma corrente de vento sul batendo na cara de todo mundo... murcha a festa na hora!!!
- Tem lugar para o pessoal estacionar? (Se não, quando for convidando, já sugira soluções)

Normalmente, locais bacanas para este tipo de evento são os salões de festa dos prédios ou salões de clubes e afins. Mas também pode ser feito na sua casa. Pensou que legal poder fazer um tour e mostrar as coisas lindas que já fazem parte do patrimônio do seu filho? Mas cuidado com essa última opção... aqui você realmente precisará de ajuda extra... pensou limpar a bagunça de final de festa sozinha, depois, com o seu barrigão?!

Em relação a lugares para sentar: você não precisa necessariamente ter cadeiras para todos. Numa festa dessas, as convidadas costumam fazer rodinhas de conversas, terá pessoas que estarão ajudando na montagem dos últimos detalhes, terá amigas ou primas que estarão correndo atrás de seus filhos... Portanto... não é stress se não tiver 25 cadeiras na sua sala. Normalmente, para um evento assim, mais informal e "caseiro"... calcula-se mais ou menos 30% de pessoas circulando. Ou seja... para 25 convidados... se tiver uns 15 a 20 lugares, está ótimo ( e se não tiver, também não é o fim do mundo... percebam a margem gigante no cálculo desta percentagem... rs...)

O importante é ter um espaço onde dê para montar uma mesa principal e uma auxiliar e a estrutura necessária para servir o lanche. O resto é resto... É festa! Não é motivo de stress (como se fosse tão fácil quanto falar!! rs...)

Ainda em relação a estrutura... lembre-se de providenciar xícaras e pires, copos, pratos, talheres, guardanapos... Dependendo do estilão da sua festa, pode, sim, ser daqueles de plástico de festa infantil! E colorido ainda, para combinar com as cores escolhidas para a decoração! Se quiser investir um pouco mais nos descartáveis, para dar um ar um pouco mais ajeitadinho, sempre tem os plásticos mais rígidos e transparentes... não fica impossível de pagar este tanto a mais para ter uma loucinha mais "chiquezinha" um pouco - que o plástico de aniversário, bem entendido! rs... Se você não tiver louça de porcelana, de vidro (enfim... louça de verdade) suficiente para servir toda a sua "galera", talvez na sua estrutura familiar, você consiga a louça emprestada. E, em últimos casos... querendo investir um pouco mais e assumir o chiquê do seu evento... sempre dá para alugar essa louça, normalmente nos clubes da cidade. Dependendo do modelo escolhido, o aluguel das peças custa coisa de centavos a unidade. Obviamente, "louça de verdade" é sempre mais bonito. Mas aí exige ajuda extra para organização, limpeza e recolocação na mesa auxiliar - para não faltar no meio da festa!

Para 25 pessoas, você vai precisar de mais ou menos 40 pratos, 40 jogos de talheres (garfos especialmente, facas e colheres, dependendo do que você for servir), 12 xícaras com pires com 12 colherinhas de açúcar, 60 copos, 100 guardanapos. Duas jarras, para servir suco e leite (se tiver), Térmica para servir café (se tiver), açucareiro. Se for alugar, dependendo da necessidade e dos pratos oferecidos, dá para usar, também, balde de gelo e richô (aquele suporte de marinex com o foguinho, para deixar tudo aquecido). Não esqueça dos talheres para servir os pratos: colherões, pá de bolo e afins.

Pronto! Lista pronta, local escolhido! Próxima etapa: CONVITES!

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