terça-feira, 14 de junho de 2011

Lista de presentes

Na lista de presentes não dá para dar muito pitaco, cada um tem uma necessidade diferente. Mas, mesmo sendo uma coisa muito pessoal, a maioria das mamães fica absolutamente perdida na hora de prepará-la, em primeiro lugar porque, sendo mãe de primeira viagem, muito provavelmente estava tão ansiosa em deixar tudo pronto para o seu bebê que já comprou e organizou tudo. Desde o quarto mês as roupas já estão lavadas e guardadas no armário da criança e muito provavelmente ela já tem um peniquinho musical guardado para quando chegar a hora. Exageros à parte... é uma verdade. Provavelmente aquilo que você vai usar você já providenciou. Ou não custaria dar um pulinho no supermercado e para comprar o que falta. Se você é uma mãe de segunda viagem, muito é provável que guardou grande parte das coisas do seu primeiro filhote e agora acha que não precisa de mais nada, somente alguns itens de higiene pessoal e fraldas. Pois bem, vamos por partes. Vou dar aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a desempacar nesta etapa da preparação.

Via de regra, presentes de chá de bebê são coisas pequenas, simples como pacotes de fraldas ou produtos de higiene pessoal. Não se costuma pedir coisas grandes e caras – a não ser que esta seja a sua realidade ou, a não ser que sua mãe, avó ou tia muito queria queira lhe dar alguma coisa mais cara (o que normalmente ficaria para o nascimento do bebê). Portanto, não despiroque na hora de preparar a sua lista, mas coloque alguns itens de valor médio também – just in case! Não aconselho pedir roupinhas de bebê (tiptops ou roupas de sair), pois elas, além de serem caras, ainda podem vir fora do gosto da mamãe... e neste caso, trocar, seria, além de trabalhoso, um pouco indelicado. Agora bodyzinhos de malha basiquinhos, branquinhos... nunca faz mal ter milhares no guarda-roupas do bebê! Outra coisa importante é cuidar no tamanho das peças pedidas: seu bebê vai crescer muito rápido neste primeiro semestre. Não vale a pena estocar uma grande quantidade de roupinhas RN ou P. Costumo dizer que, passada essa primeira fase em que todos (inclusive a grávida) estão empolgados em dar coisas fofas para o bebê – tamanho P... o bebê cresce, deixa de ser novidade e acaba ficando órfão de roupas... na segunda etapa, o rombo no bolso será todo dos papais! Pense nisso na hora de fazer a lista!

Passo abaixo, uma listinha com sugestões do que você poderia pedir, comentada (listas são inúmeras na net, mas se você é mãe de primeira viagem, não tem noção se vai usar ou não e com que frequência!): selecione aquilo que lhe faz sentido. Lembre-se de especificar (para o convidado não derrapar) a cor preferida e, em alguns casos, a marca. Para mamães de segunda viagem... sugeriria que primeiro desse uma olhada no que tem em casa de estrutural e depois faça a lista. Abaixo são na maioria itens de uso (que gastam ou ficam velhos/feios com o tempo), mas alguma coisa daí pode ser que você já tenha...

Pacotes de fraldas descartáveis tamanho M (não peça fralda P, pois elas virão sozinhas e considerando que você vai usá-las muito pouco tempo – no máximo 1 mês e meio ou 2 contra uns 10 meses de fralda M – melhor não ter estoque para não ter dor de cabeça depois. Fraldas G vão demorar muito para serem usadas... você vai onde guardá-las durante tanto tempo?)

Potes de lenços umedecidos (eu prefiro as toalhas: são mais caras, mas você usa menos e no final vale a pena, na calculadora fica um pouquinhozinho mais caro que os potes de lenços umedecidos...) 

Fraldas de pano simples para usar em casa e decoradas para passear – você vai usar bastante!

Fraldinhas de boca simples para usar em casa e decoradas para passear – você vai usar muitas MESMO!Toalhas de banho com capuz (vão ser usadas muitos e muitos anos!)
Fraldas-toalha (é bonito, é bacana, mas se você tem toalha e tem fraldas, não é indispensável)
Lençóis de berço (se pedir, lembre-se de colocar o tamanho do berço! Uns dois é suficiente... e de algodão... não dá alergia, é gostosinho, é fácil de lavar e seca rapidinho!)
Fronhas de bebê (essas você vai trocar com mais frequência que o lençol)
Travesseiro anti-sufocante (bebê não usa travesseiro, só em casos de refluxo. Os meus nunca tiveram refluxo, mas de qualquer forma o berço sempre ficou erguido  - a regra é 30º - OU coloquei-os para deitar em travesseiros de adulto mais baixinhos. O meu travesseiro de berço eu uso no carrinho ou quando saio, para não deixar meu baby encostar a cabeça em lugares que não sei se estão limpos! Ou, quando está muito quente, para evitar do suor do braço encostar nele...)
Manta de lã e manta de algodão, mais leve  (dependendo de onde você mora, vai precisar mais ou menos! Desde as mais grossas até umas mais fininhas... sempre é legal levar uma junto para o caso de precisar... protege desde o frio e o vento até do sereno, locais duvidosos – como os bebês-confortos do supermercado que você não sabe se eles limpam aquilo algum dia e de vazamentos não programados!)
Pomadas antiassaduras (elas devem ser livres de perfumes e corantes, fáceis de se remover e espalhar, hipoalergênicas, evitando agredir a pele do bebê, e dematologicamente testadas. Escolha uma que seja logo absorvida pela pele do bebê e não aquela mais famosa, grossa que para tirar a gente tem que ficar esfregando!) 
Sabonetes neutros (eles podem ser em barra ou líquidos, mas de marcas específicas para bebês. Poderia, inclusive sugerir que prefira os líquidos. E mais especificamente os do tipo CABEÇA AOS PÉS. Imagine o quadro: você, mãe de primeira viagem, sem prática nenhuma, aprendendo a ser mãe junto com o seu bebê... para este começo você PRECISA de praticidade. Depois é depois. Quando ele crescer, pode tudo! rs...) 
Shampoos neutros (vale o conselho acima... pode pedir, mas para a segunda fase e prefira as marcas específicas para bebês. Condicionador agora você nem vai usar... mas se quiser ter... porque não?!) 
Óleo/Talco (também infantil – sempre tive em casa, nunca usei. Uso hidratante para bebê que é mais chique! rs... Na realidade, tanto o talco – que agora existe líquido! – quanto o óleo servem para duas coisas: facilitar a massagem no seu bebê – por prazer ou por cólica – e deixar seu bebê cheiroso. Eu prefiro o hidratante. Muito mais prático, muito menos meleca: a pele absorve rápido!) 
Caixas de bastonetes de algodão (Cotonete é uma marca de bastonetes, sabia? Pois bem, os bastonetes são imprescindíveis até o umbigo cair e ligeiramente úteis nas demais fases. Se você não usar no bebê – porque não pode usar nas orelhinhas jamé! – vai ficar para uso da casa. Tranquilo também!)
Algodão (pô, o algodão, não lembro de ter usado ainda. É o tipo da coisa que sempre é bom ter, mesmo sem saber se um dia vai usar/para que vai usar! Em últimos casos, fica para tirar maquiagem!) 
Tesoura para cortar as unhas ou cortador (eu uso o cortador, acho mais seguro. Mas isso é questão de gosto pessoal. Não tem certo nem errado. Comprei um cortador mega ultra power para o meu baby e vivo feliz para todo sempre! O meu primeiro filho nasceu com absolutamente todas as unhas encravadas. Se usar uma tesoura ou cortador meio sem fio, dói muito para os pequenos. Peça específico para bebê.)
Pente e escova (Tenho, mas nunca usei. Meu primeiro filho nasceu cabeludão, mas não cheguei a usar. O segundo nasceu mais careca... então não tem utilidade. Está guardado, quem sabe use mais para frente?)
Termômetro digital (utilíssimo, tenha dois! Um em casa e um sempre consigo na bolsa de passeio)
Termômetro para água (eu tinha uma tartaruguinha para o meu primeiro filho. Usei uma vez. E depois virou brinquedo de banho até o dia que explodiu nele. Olha. Não precisa, mesmo para as mais inseguras!)
Kit de higiene - porta-cotonetes e algodão, garrafa térmica, lixeirinha etc. (Honestamente é só para deixar o quarto bonito... para nada mais. A lixeirinha até é útil para não ter que sair do quarto a cada troca...) 
Saboneteira (mesmo pedindo apenas sabonete líquido, a saboneteira bonitinha é sempre bacana ter)
Mordedores (você vai usar beeem depois, mas sempre é legal já ter em casa uma série de brinquedinhos)
Bolsa para sair com o bebê (Utilíssima. Se der para fazer frescura, peça uma grande e uma pequena. A grande para seus momentos de megalomania – em que tem que levar toda a estrutura do quarto para um lugar para ficar mais tempo. E a pequena, que você vai usar 90% das vezes, que cabe umas três fraldas descatráveis, o pacote de toalha umedecida, uma ou duas mudas de roupa (bodies e tiptops e uma ou duas fraldas de boca. E sua carteira a chave do carro e eventuais outros apetrechos. Você pode até carregar uma bolsa gigante, mas não vai usar mais que isso. Garanto!)
Sapatinhos (Sorry. Você dificilmente vai usar sapatinhos, por mais fofos que eles sejam! Todo tiptop de bebê pequeno tem pezinho. Se quiser ter [eu tenho!], escolha modelos neutros, que podem ser usados com qualquer coisa... e em tamanhos variados: se todos forem tamanho 14, aos 3 meses seu filho vai estar descalço. Leve em consideração a estação do ano: não vá querer pedir sandálias para o inverno!)
Pares de meias (tenha dois pelo menos menores, os demais em tamanhos maiorzinhos. Para cobrir parte da perninha do bebê – tipo meia-calça, nos dias mais frios e para durar mais, né! rs...)
Bodies curtos / compridos de malha (Abuse! Esses você vai usar todos os dias durante muuuuuito tempo! São práticos, uma delícia, bonitinhos – mesmo os mais básicos são lindos!) 
Babadores (seu bebê vai odiar, mas você vai usá-los muito mesmo na segunda fase – para a babação da fase oral e da vinda dos dentes e para as frutas, sopinhas e papinhas – é uma lambuzeira! Eu gosto daqueles de vestir nos braços, não de amarrar no pescoço. Bebês também gostam mais!)
Mamadeira 120 ml (para suquinho, aguinha, chazinho ou NAN. É bom já ter... Mas atenção: somente depois que o seu pediatra liberar, hein?!)
Chupeta com bico ortodôntico tamanho 1 (todo mundo é contra, não deve usar, é feio... Mas é um mal necessário. Tenha pelo menos uma para os momentos de desespero. Eu comecei com uma. Hoje tenho 6. Hehehe Não custa trocar uma ideia com seu pediatra sobre isso...)
Bolsa de água quente (utilississíssimaaaaa... a gente nunca lembra da bolsa térmica! O que você faz quando está com cólica menstrual? Faz compressas de paninho quente! A lógica funciona (e muito!) para o seu bebê. Tem umas bolsas de gel menorzinhas na farmácia para vender... providencie também uma capa para colocá-la dentro. Serve para os momentos de desespero da cólica e para esquentar o baby nas noites frias e ter horas extras de sono de beleza!)
Álbum para fotos (Muito bem lembrado! Sempre um presente bacana. Para ter disponível quando der um rompante de mandar ampliar as fotos do seu baby – para o aniversário de 6 anos dele... rs... Normalmente elas ficam no computador por muuuuuuuuito tempo... hehehe)
Cabides (vai usar? Vai... não muitos e com mais “intensidade” mais para frente. Mas sempre é legal ter)
Pratinho/colher para frutinha (é bacana de pedir, porque aí seu baby vai ter o combo pratinho/colher bonitinhas – quando chegar a hora, não necessariamente você vai comprar! Vai usar de casa mesmo...)
Gaze (você vai usar uns 2 pacotinhos com o umbigo do bebê e depois, diariamente, se for uma mãe bem aplicada, para “escovar” a gengiva do bebê. Ele provavelmente vai odiar, mas é preciso!)
Aspirador nasal (Em muitos casos, é necessário. Legal ter para quando bater o desespero.)Redinha de banheira (pode parecer uma bobagem, mas vai lhe dar segurança na hora do banho do bebê. Altamente recomendável para “estabilizar” o seu braço na hora de segurar o bebê na banheira)

Pára-sol de carro (tem uns bem bonitinhos... para colocar na janela do carro, para o sol não bater diretamente no rostinho do bebê)

Retrovisor de bebê conforto (essa novidade é fantástica: é um retrovisor que você coloca no teto do carro para que você possa ver o bebê dentro do bebê conforto enquanto está dirigindo. Mamães que têm que saracutiar com seus babies no trânsito... é utilíssimo!)
Brinquedinhos de bebê (vai demorar um pouco, mas logo que você ver a oportunidade, faça o teste e dê para o seu bebê brincar. É bacana ter em casa, de texturas variadas. Se for para a gente comprar, demora mais para perceber que o bebê é capaz de interagir com um brinquedo! Vai por mim!)
Coisas ligeiramente mais caras:

Móbile de berço (é uma das primeiras ferramentas para desenvolver a inteligência do seu bebê, além de ser uma decoração à parte! Prefira músicas bem suaves!)

Móbile de carrinho e bebê-conforto (é uma versão menor do móbile de berço... absolutamente útil! Especialmente porque os carrinhos e bebês-confortos costumam ter fios desencapados que dão choque nos bebês pequenos. Hehehe Muitas vezes eles odeiam ficar ali, só querem colo. O móbile vai ajudar a mostrar para ele que o carrinho é um local amigável, depois que ele ouvir muitas vezes a musiquinha!)
Vaporizador (para cidades em que o ar seja muito seco) Nebulizador (acredite, infelizmente, você vai precisar muitas vezes na sua jornada de mãe)


E outros N itens estruturais para o quarto/passeio do bebê, se assim sua realidade permitir. Também dá para pedir coisas para você... como sutiã de amamentação, absorvente de seio, cinta para depois do parto e um pijama bem lindo para usar na maternidade (abertinho na frente, porque você vai amamentar muito!).

Existe a possibilidade, ainda, de promover um chá de fraldas. Neste caso, você não pediria nada do que está listado acima. Somente fraldas. Lembrando sempre de pedir apenas as M que as demais acabarão aparecendo do mesmo jeito! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário