sábado, 11 de junho de 2011

A&B - Alimentos bebidas

Já inicio este post destacando mais uma vez que este manual de organização de um chá de bebê foi pensado para um grupo de 25 pessoas. Tendo dito isso... vamos às dicas!!!


IMPORTANTÍSSIMO: A comida que você escolher vai ser a alma da sua festa!!! E tudo vai depender de N fatores: o orçamento, a estrutura, seu gosto pessoal, o tom que você quer dar para a festa.

Você pode optar por um mega Buffet de Cachorro Quente. Por incrível que pareça, dá para servir um cachorro quente de forma bem chique!!! Fica uma mesa bem caprichada e lindíssima de verdade. E gostosa. E barata! E cachorro quente, você sabe... todo mundo gosta - agrada a todos! Neste caso, você tem que providenciar, em primeiro lugar, potinhos, recipientes ou travessas da cor escolhida para o tema da festa. Um parênteses: para o buffet de cachorro quente, a sugestão de decoração do post anterior não é válida... Neste caso, o todo fica bem mais simples. Mas não menos caprichado. Para 25 pessoas você precisa providenciar uns 40 pãezinhos franceses (ou, no caso, se for optar por pão de cachorro-quente, aquele menorzinho, compre 60 no mínimo). Prepare o molho do cachorro quente do jeito que você sabe - aqui no sul nós preparamos ou com chucrute ou com repolho... mas já ouvi dizer que em São Paulo é só com molho de tomate e cebola, principalmente. Eu acho estranhíssimo o jeito dos paulistas e eles provavelmente acham estranhíssimo o jeito dos catarinas! E por isso não tenho como colocar receita aqui... Se a salsicha vai ser inteira, cortada ao meio, em quatro partes ou em rodelinhas, também é uma opção sua. Eu pessoalmente gosto das rodelinhas por dois motivos: rende mais e fica bem mais fácil de "manusear". Capriche nos acompanhamentos - na variedade deles inclusive. Sei que não é usual colocar queijo ou picles no cachorro quente, mas dê essas e outras várias opções para seus convidados - eles vão amar e seu cachorro quente será lembrado para sempre - e em grande estilo. Aposte em milho, ervilha, picles, azeitona, alface, rúcula, tomate, cebola, queijo mussarela, queijo cheddar, presunto, salame ou pepperoni, batata palha e molhos: maioneses, catchup, mostarda, molho de salada e o que mais quiser. Lembrando que a apresentação é tudo, capriche nos recipientes, nos talheres e nos pratinhos e guardanapos que deixar disponível. Cada um monta o seu cachorro-quente e aproveita a festa! Uma dica importante: se achar que vai demorar muito as brincadeiras ou a hora da comida, compre pãezinhos extras... se sobrar, você pode congelar e consumir durante a semana tranquilamente, molhando e colocando no forno... fica como se fosse recém-comprado!

Noite da Pizza - essa ideia é bem original... Você pode surpreender sua amigas com uma noite da pizza bem bacana. É um pouco mais trabalhoso que o cachorro quente, mas o resultado é igualmente fascinante! Não segue (como a sugestão anterior) a linha da decoração descrita no último post e sim os potinhos e recipientes coloridos ou combinando com as cores da festa. E, neste caso, você terá algumas coisas para preparar de véspera, para estar tudo bem prontinho quando chegar a hora da festa. Outra coisa que você tem que providenciar é pelo menos dois ou três forninhos elétricos. E encomendar 25 massas de pizza pré-cozidas num supermercado próximo, peça para que venha com a forma de alumínio, pronta para o forno! Uma para cada convidada? Uma para cada convidada sim! É bem provável que dividam as primeiras pizzas entre si... e depois combinem-se para repetir... Aí vem a vontade de fazer uma pizza doce... e depois as experiências - que sempre tem. Então... existem coisas que têm que ser pré-cozidas ou pré-preparadas, como por exemplo, frango desfiado para pizza de frango ou strogonoff de carne ou molho de camarão. Você faz uma lista em casa de que pizzas você vai dar a possibilidade das amigas prepararem e então providencia tudo e deixa lavadinho e cortadinho. Leve para a festa pronto para ser organizado na mesa. Muito molho de tomate, queijo mussarela, cheddar, provolone, parmesão e catupiry... presunto, lombinho, chester,  calabresa, pepperoni, milho, ervilha, azeitona, tomate, palmito, cebola, orégano, manjericão... estão entre os ingredientes que não podem faltar para as pizzas salgadas. Morango, banana, abacaxi, doce de leite, leite condensado, chocolate preto e branco e o que mais você inventar para as doces. Cada uma prepara a sua pizza... é diversão (e sucesso) na certa!!!

Pratos quentes - se você optar por servir pratos quentes do tipo pastelões e pães quentes, a conta é mais ou menos um prato naquela assadeira de vidro grande (+- 3l) para cada 6 a 8 pessoas. Ou seja: para 25 pessoas quatro ou cinco pratos está mais do que bom - vai sobrar para o dia seguinte (eu particularmente adoro! rs...). Ainda considerando assadeiras grandes de vidro, dá, ainda, para oferecer alguma sobremesa. Duas estariam bem servidas. E tem o bolo do chá. Este normalmente não se coloca na conta, mas ele está lá!

Finger Food - vulgo comidas "de pegar com a mão". Se você optar por servir canapés e salgadinhos tipo coquetel, servidos bem lindamente naquela decoração sugerida no post anterior, a conta a ser feita é 5 salgadinhos por pessoa. Isso é o oficial. Eu honestamente acho pouco. Se você servir salgadinhos e canapés e quiser manter os 5 por pessoa - porque afinal, o cento desses "bichinhos" anda uma fortuna hoje em dia! Que tal montar uma ilha de pães e patês? Você passa no supermercado e traz pães em formas diferentes, sticks, palitinhos, salgadinhos, biscoitos, torradas e prepara uns três ou quatro tipos de patês. Fica show de bola! Se optar por colocar brigadeiros, mini-sobremesas ou docinhos, novamente a conta é 5 por pessoa. Mas novamente preciso comentar que isso meio que é coisa do passado - tanto para salgadinhos e canapés quanto para docinhos e brigadeiros. Você compra 5 por pessoa, fatalmente vai acabar. Se comprar 10 por pessoa vai acabar de qualquer jeito... rs... Então, você já entendeu, não é? Se optar pelo estilo coquetel, já sabe que vai haver investimento - apesar de que quase não haverá trabalho, somente a montagem e reposição da mesa.

Se for fazer em casa, e tiver tempo e disposição, deixe eu sugerir, então, um cardápio bacana, semi-finger food, com nomes chiquetézimos... mas só os nomes, porque são simpletérrimos de fazer! Lembrando que a apresentação é tudo! Se tiver apenas tempo (mas não disposição), dá para fazer as mesmas coisas, mas apresentá-las de uma forma diferente: em pratos grandes, o normal.

SALGADOS
Bruschetta de pão de queijo com tomate seco, rúcula e queijo de búfala

Tortelletes de morango com geléia de amora

Pois bem, até agora nada de anormal. Mas agora olha como tudo muda - fica chiquetézimo se servido de forma caprichada e todo mundo vai achar que são receitas dificílimas... quando na verdade são coisas simples que a gente faz todo dia (tá, todo dia, não, mas enfim... você me entendeu! rs...) Abaixo, a magia do cinema! rs...

SALGADOS
Antepasto de beringela, Pasta de frango com azeitonas, Pasta de Atum - você serve cada um dos antepastos dentro de uma metade de abóbora, fica lindo de verdade! Providencie torradas, pães de tipos diferentes, sticks e palitinhos, salgadinhos para serem "tungados" nos patês. Se você tiver uma certinha para servir esses pães variados ou uma gamela de madeira, fica um charme! No caso de estar seguindo a linha do provençal branco, providencie uma travessa de madeira bem linda que valoriza muito a mesa e os pães.

Trouxinhas de frango - nada mais é que panqueca, mas ao invés de enrolada, como todo mundo faz, você coloca o recheio bem no meio e prende as pontas para cima, com palitos de dente, para conseguir amarrar a trouxinha com folhas de cebolinha verde. Faça um nó com a cebolinha e voilá... lindíssimas trouxinhas!

Empadinhas de palmito, Mini quibe com pepino japonês,tomate e azeitona recheada - sem segredo, sirva em pratos elevados ou diretamente nos discos de vidro. Vai ficar lindo!

Bruschetta de pão de queijo com tomate seco,rúcula e queijo de búfala - bruschetta é um nome chique para pão. Normalmente torrada. Ou mais normalmente  ainda, pão com alguma coisa em cima que é levado ao forno para dar uma gratinada e ficar bonito. Entonces. Invente a sua bruschetta e arrase!

Pão quente de chester ao molho bechamel com queijo - sabe aquele pão quente que todo muno sabe fazer? Molho branco no fundo da assadeira, pão de fatia molhado no leite, molho branco, queijo, chester, pão, molho, queijo, chester, etc até terminar com molho branco. Pois é, esse mesmo! Que tal servi-lo em porções individuais em copinhos ou xicarazinhas de café? Sucesso na certa!


DOCES
Mousse de chocolate e conhaque com phisalis - o mousse de chocolate que todo mundo sabe fazer, com um toque de frescura. Você encontra essa frutinha chiquetézima no supermercado, um potinho já é suficiente só para fazer uma vitrine, colocar por cima do mousse normalzinho e sem graça para dar um up.

Tortelletes de morango com geléia de amora, Mousse de limão siciliano com suspiros, Mini pudins de leite - sabe mousse de maracujá? Aquele, que todo mundo conhece? De colocar 1 medida de leite condensado, 1 de creme de leite, 1 de suco de maracujá no liquidificador e colocar para gelar? Pois é... Em versão morango. A massa da tortinha também é simples demais! Bolacha da sua preferência com manteiga e só. Aqui você vai precisar das forminhas. Se optar por não fazer a massa, coloque a sobremesa em copinhos individuais (tem esses de plástico bonitinhos e baratinhos para vender). O "chique" da coisa fica por conta da colher de geléia de amora que você colocará em cima de cada copinho, seguido de uma folha de hortelã no de morango, os suspiro no de limão... E se tiver o tag do evento em cada copinho e um lacinho em cada colher fica mais lindo ainda!

BEBIDAS - honestamente acho que a grávida não pode beber, então, que não ofereça bebida alcoólica na sua festa. Nada contra bebida alcoólica, mas acho que neste tipo de evento não cabe. Portanto, para 25 pessoas, você deverá providenciar café, leite, açúcar e adoçante... água (pelo menos 5 litros) e refrigerante (a conta normalmente é 400 ml por pessoa, mas eu acho que é pouco... especialmente se vai ter brincadeiras, gritaria e espera para a hora da comida. Tem que ver, ainda, se o clima estará propício para um consumo alto de bebidas ou não. Se estiver quente, prepare-se para gastar todas as economias em refrigerantes, água e sucos. Brincadeira. Mas que aí tem que levar alguns litros extras, tem! Entre diets, lights, normais e genéricos, para 25 pessoas, sugeriria no mínimo 13 litrões (2 litros).

CUPCAKES, um capítulo a parte, deixa tudo muito muito muito mais bonito e está super na moda! Clique aqui para aprender como se faz! OU contrate alguém para fazer para você! (Mas primeiro veja como se faz porque é simples de uma vez!)


Entendeu a moral da história? O detalhe é a alma do sucesso visual da sua festa! Se você puder fazer as coisas bem bonitinhas e servidas de forma visualmente atraente... não precisa gastar muito dinheiro para deixar as pessoas de boca aberta com o chiquê do evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário