domingo, 12 de junho de 2011

Decoração Chá de Bebê - invista na mesa principal!

Esta etapa é bem importante. Novamente devo lembrar que as sugestões aqui contempladas seguem uma linha que não necessariamente seja a sua preferência: mude, adapte, adicione, corte. Faça do seu jeito. É imprescindível que o chá de bebê do seu filho tenha a sua cara. Quem sabe, com as ideias aqui expostas você não tenha uma excelente ideia de como fazer o seu bem personalizadinho? Se acertei na mosca do seu gosto... fique à vontade de apenas executar o que aqui for indicado!


Acredito que o chá de bebê deva ser um hídrido entre uma festa adulta e infantil - e destacando novamente, com a cara da mamãe e do bebê que vai nascer. Se você é uma pessoa colorida, moderna, daquelas bem agitadas (para não dizer esporrenta), aposte no quarteto fantástico: vermelho, amarelo, azul e verde. Se você é mais clássica, aposte nos tons pastéis: os tops são o rosa-bebê, o azul, bege, lilás... sempre contrabalanceando com muito branco. Mas não existe regra. Vai bem do que a sua criatividade mandar. O importante é escolher um tema e segui-lo. Se você escolheu o tema trenzinho, pense trenzinho e as cores escolhidas - no máximo 3 ou 4 e não misture outros elementos. Vai ficar mais definido e vai passar uma imagem bem mais forte se você tiver coerência!

Dito isso... as dicas que passo são para criar uma mesa com cara de gente grande, mas com a delicadeza de um bebê que está chegando. E usando cores fortes!!! Vamos sair do senso comum?

Minha aposta, para este post é amarelo com rosa-choque e rosa-bebê para as meninas e verde-bandeira e laranja com branco para os meninos. As fotos aqui mostradas são dos temas patinhos para elas e pinguins para eles. Mas poderia muito bem ser ursinhos, carrinhos, estrelinhas, chupetinhas e mamadeiras, etc.


Acredito que é importante fazer uma bela mesa principal (um canto bacana para bater muitas fotos lindas!) e casar alguma coisa das cores e elementos no resto do ambiente, mas sem muita ênfase. E, se não tiver grana, somente a mesa principal e ponto. Você terá a festa eternizada em fotos lindas, cheias de elementos e detalhes lá naquele cantinho decorado e pronto. Vai lhe ajudar a não pulverizar a verba disponível.

O segredo é caprichar na mesa principal

A primeira coisa que recomendo é que você defina qual o menu a ser oferecido no evento. A partir dele, você poderá definir também como enfeitará a mesa principal - aquela, que tem que ser caprichadézima! Qual o seu estilo? Acredito fortemente que o elemento que mais enfeita numa mesa é a comida e a forma com que ela é servida. Portanto, se você caprichar na boa apresentação do que for servir, vai faltar pouco para ter uma mesa fantástica e que receberá muitos elogios!

A segunda coisa que acho bacana ressaltar é o fato de que agora você será mãe e fatalmente precisará de alguns elementos de decoração para os próximos anos. Para usar nas festinhas do seu filhote e também caso tiver alguma outra comemoração em casa e queira um visual mais "tchan" para receber família ou amigos. Portanto, sugiro que, desde já, você vá investindo em objetos que serão úteis depois (e não que você vai gastar uma dinheirama e depois ter que jogar fora!). Neutros, funcionais, simples e bonitos.

Dentre esses itens, tem alguns mais caros e outros mais baratinhos... e tudo vai depender do seu orçamento para a ocasião - e do que ganhou na sua lista de casamento... muitas vezes tem coisas belíssimas lá guardadas, só esperando uma ocasião para ser mostradas! rs... Listo pratos de bolo com pés de diferentes alturas de vidro ou cristal, pratos giratórios, travessas de cerâmica brancas ou coloridas e coisas do tipo. OU até saladeiras e potinhos de plástico - aquele, mais encorpado - coloridos (todos da mesma cor, a sua preferida!)...

As aquisições funcionais, simples e bonitas a que me refiro são especialmente:

Discos de vidro - redondos ou quadrados, hexagonais... você pode mandar fazê-los em uma vidraçaria. Não são muito caros, não... e dá custoXbenefício... porque você vai poder usar depois em toda recepção que fizer em casa, desde almoços e lanchinhos com as amigas até ceias de natal ou outros festejos. Vão ser utilíssimas e farão toda a diferença na hora de montar a mesa! Sugeriria  que você fizesse tamanhos diferenciados (25, 35, 50 cm de diâmetro), para nelas poder organizar os brigadeiros, mini-sobremesinhas, mini-sanduichinhos, um bolo ou o que quiser e precisar. Também é possível comprar papéis especiais ou tecidos... assim você pode fazer "saunduíches" - vidro - tecido escolhido - vidro... nossa! Isso dá um tchan na decoração que você não tem noção!

Vasos e cumbucas de vidro - tipo aquário, aqueles que parecem copos gigantes, os mais baixinhos e achatadinhos... vidros daqueles que você encontra em lojas de R$ 1,99. Com eles você fará as alturas e as bases para as bandejas de vidro... sem contar que podem ser usados também para a sua finalidade "bíblica", que é acondicionar coisas: balas de goma, brigadeiros soltos, salgadinhos, bolachinhas, flores e outras decorações de mesa e afins. Você pode usá-las vazias e com o disco de vidro por cima ou pode utilizar elementos que combinem com o tema da festa: veja ali a foto... a festa era de patinhos, colocamos bolinhas de gelatina (dessas, de 1,99) e patinhos de borracha.... e aí o vidro em cima com a comida. E deu todo o toque especialíssimo na mesa, não acham? Dá para colocar virtualmente tudo o que você quiser: confetes, papéis cortados, gizes de cera, balinhas, folhas, pétalas, pipocas, ou somente as bolinhas de gelatina do 1,99. Fica uma graça!

Cachepôs, caixas e outras coisas de madeira - ou laqueados ou pintados de tinta PVA branca mesmo. Você encontra em lojas de materiais para artesanato bem barato (mesmo! Por poucos reais você encontra bandejas lindas... provençais e cheias de detalhes esculpidos... está muito na moda e cá entre nós, é uma moda atemporal e universal. Vai ser bonito e in para sempre!). A utilização delas será a mesma que os vasos de 1,99 de vidro: para fazer alturas diferentes para os discos de vidro. O bacana das caixas é que você pode enfeitá-las conforme as cores e tema da festa... passando um pedaço de tecido pela sua "cintura", por exemplo. É nos detalhes que a gente faz toda a diferença!

Especialmente estes itens você poderia investir sem medo: você vai utilizá-los e reinventá-los a vida inteira para todo tipo de ocasião! Conforme citado acima, você deve ter coisas em casa que poderá combinar com este combo: pratos de bolo (com pé ou giratórios ou não), travessas, potinhos e afins. O mais bacana é que, dependendo do tema escolhido, até 4 maçãs lado a lado podem fazer um pé maravilhoso para os discos de vidro, folhas secas farão toda diferença como ornamento na mesa principal ou ainda, uma abóbora cortada pela metade poderá ser uma cumbuca lindíssima para servir patês e uma folha de mamãozeiro ficar chique de doer como sobre-toalha! Questão de criatividade! Não necessariamente de gastar dinheiro aos rodos!

Bom, enfim. Sei que tem outras N formas de decorar, mas a sugestão que fica para este post é esta: capriche na mesa principal que ela será o seu cantinho de bater fotos e, tendo isso, você pode ficar 100% segura de que todo mundo vai achar lindo o seu evento. 

Se tiver uma graninha extra para investir... aí você pensa em outros elementos como toalhas para as mesas dos convidados, enfeites de mesa e afins. 

Balões são sempre bem-vindos pois, como falado anteriormente... o chá de bebê é um hídrido entre uma festa infantil e uma festa de adulto... balão é barato, preenche o ambiente e enche os olhos!

Flores... se tiver dinheiro para investir... ficam lindas! Eu sempre gostei muito dos lírios... Mas é questão de gosto... e aí na sua região pode ser que tenha outras N flores lindíssimas que valem a pena investir - pergunte ao florista da sua cidade sobre flores da estação que normalmente são mais baratas, além de durarem mais!

Tags... fazem toda a diferença na decoração da sua mesa. Podem ser recortados em cartolina ou podem ser impressos em gráfica digital. Não é um investimento alto.. pelo contrário... Mas faz toda a diferença de verdade, se o seu evento tiver uma "assinatura". Invista em tags colados nas caixas revestidas, nos copinhos de sobremesa, nas bandejas de madeira. Você vai ver que é simples de uma vez e vai dar um toque especialíssimo na sua produção!


Para fechar o post sobre decoração, se tiver como, invista nas lembranças! Para o seu bebê (e para você) e para os seus convidados. São ótimos para compor a decoração... aqui sugiro dois... Mas existem milhares de opções de lembrancinhas e itens a serem personalizados para abrilhantar ainda mais a sua festa!

Chocolates embalados especialmente - compre o chocolate da sua preferência, retire a embalagem deixando apenas o papel alumínio. Revista-o com cartolina ou papel especial da sua preferência, seguindo o tema da festa e finalize colando o tag.

Bem-nascidos - são bem famosos nos chás-de-bebê, por serem deliciosos - todo mundo adora! Veja aí na sua cidade quem os produz e peça o papel ou tecido que os envolve nas cores da festa. Forneça o tag...

Para eternizar os bons fluidos e mensagens positivas para o seu filhote... faça ou mande fazer um bloco de anotações personalizado no tema da festa. Passe pelos convidados para que escrevam alguma coisa bacana para o seu bebê - ou peça que cada um escreva como acha que ele vai ser - fisica e psicologicamente. É uma lembrança para ser vista e revista várias vezes na vida. Quanto mais tempo passar, mais valioso fica!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário